30) A Constelação Mitológica de Zéfiro e Flora

  


Flora é a deusa do florescimento. A força condensada de todo nascimento. Ela é a esposa e o amor de Zéfiro, a brisa suave (antes uma tempestade), que a carrega, como as sementes são carregadas pelo vento.

Qual o outro nome deles juntos? Concepção.

O que quer dizer que a força do amor está por trás de toda fecundação, não importa se ela fica viva por um dia ou cem anos inteiros. Não importa se os pais disseram que não se amavam. Ou até se mentem dizendo que não nos queriam para a gente ficar presa neles.

Somos bem-vindos desde sempre! Somos exatamente o que o mundo inteiro anseia. É como o verso mais revolucionário que conheço, do grande Pablo Neruda:

“Quero fazer contigo o que a primavera faz com as cerejeiras”

Nele, o amor, o sexo e o que será deles juntos, podendo até gerar outra vida, não estão separados, embora se possa vê-los comungando segredos.

E esta pista do mito ainda está no yoga: o vento (ar) é o elemento do coração. Assim, todo potencial de conceber (Flora) é carregada pelo amor (Zéfiro/Vento), estejam os parceiros cientes desta carona ou não.

E tem parentesco com a Constelação Familiar:

"Tenho diante de mim a imagem de uma árvore. No outono o vento sopra e espalha as sementes. Uma semente cai na terra fértil, uma outra na terra cheia de pedras e cada semente precisa desenvolver-se onde caiu, não podendo escolher o lugar.


Da mesma forma nós também não podemos escolher os nossos pais. Eles são o lugar de onde brota nossa vida, apenas daí. Não importa se a semente caiu em terra fértil ou em um solo cheio de pedras, ela se torna uma árvore de verdade e dará frutos.

Sua semente será espalhada novamente e a mesma árvore crescerá em lugares diversos. Para que possamos realmente crescer, precisamos concordar com o lugar ao qual estamos vinculados, seja ele como for.

Independentemente de ter 'vantagens' ou 'desvantagens', cada lugar nos força a um desenvolvimento especial, tem chances especiais e coloca determinados limites. A vida é, tanto em um lugar como no outro, pura e autêntica". (Bert Hellinger)

Mônica Clemente (Manika)

@constelacoes_mitologicas

#BertHellinger #familienstellen #constelaçãofamiliar #Mitologia #Zéfiro #Flora



Comentários

Postagens mais visitadas