7) A Deusa Bastet e a Mulher

 


O gato, disse Marie-Louise Von Franz, é o símbolo do princípio feminino.  Porque ele é autêntico, sabe o que quer, não pode ser dominado e sofre grande rejeição por causa dessas mesmas características. 

 

Ele não se enquadra na definição de um pet que tem vida manipulável pelo seu “dono”.  Aliás não existe pet. Os bichos sobrevivem como podem na relação com os humanos.  

 

A castração é uma das imposições sobre os gatos para ficarem gordos em casa. Para perderem a conexão com a Terra, sua alma.  Sexualmente, os gatos têm rituais interessantíssimos e as gatas são excelentes mães no reino animal. 

 

Todas estas características simbolizam o princípio feminino, se não pensarmos nas influências culturais. Não à toa, a deusa egípcia Bastet, com cabeça de gato, simboliza este princípio, inclusive pela sua inteligência:

 

Ela é solar, guardiã da fertilidade, rege os Eclipses Solares (quando Luz e Sombra plasmam novas compreensões), e protege as mulheres grávidas. 

 

Quando a Grécia fez o sincretismo dela com Ártemis, uma deusa Lunar, parte de suas características se “perdeu”. 

 

Como divindade do Sol, Bastet é inteligente e da mesma estatura dos grandes deuses. Duas características essencialmente femininas, porém culturalmente negadas. 

 

Alguns até dizem que nos sentimos vulneráveis quando somos chamadas de feias.  Numa cultura que acha que mulher não é inteligente, ou ser inteligente a torna feia, é isso mesmo.  As modelos andam como gato, já repararam? E são consideradas burras (e não são!) no imaginário coletivo. 

 

Beleza e burrice parecem que andam juntas quando Bastet perde o status de divindade Solar no nosso inconsciente. 

 

Quando a mulher tem um mandato cultural para pensar que é burra, e isso é reforçado em sua família, ela pode ter problemas ginecológicos, disse o psiquiatra Rudiger Rogoll, porque foi impedida de manter sua conexão com o feminino- ser inteligente. 

 

Mas Bastet rege os eclipses! 

 

Por isso ela sempre reaparece, como um gato engatinhando bem na nossa frente, não importa os espartilhos que esperam da gente. 

 

@Historiasqueatuam

@conexoessutis

@constelações_mitologicas

 

#MarieLouiseVonFranz #Mulher #Bastet #Gato #Feminino  #Arquétipos

 

Comentários

Postagens mais visitadas