15) Histórias que Atuam a Constelação Familiar do seu Conto de Fada Preferido

 


Histórias que Atuam

A Constelação Familiar do seu Script de Vida revelado pelo seu Conto de Fada ou Mito preferido

 

O Conto de Fada nasceu na França, no século XVII com o escritor Charles Perraut. Assim, as histórias reais que aconteciam com crianças passando fome, ou com as mortes de mais de 80% das mulheres durante ou por causa do parto, ou os abusos contra as mulheres e o povo, eram recontadas por meio da ficção para que a realidade pudesse ser apreendida e aprendida.

Suas histórias mais conhecidas, portando, tratam daqueles temas em:

·      Chapeuzinho Vermelho (crianças se perdendo na floresta ou abuso de menor)

·      Cinderella (órfãos, namoradas excluídas ou mulher que trabalha muito e não é reconhecida em seus esforços)

·      Gato de Botas (homens corajosos, que no entanto temem as mulheres)

·        Barba Azul (Homens que fazem maldade com as mulheres)

·      O Pequeno Polegar (crianças natimortas ou que morreram cedo), etc.

Por isso, não é demais pensar nos mitos e contos de fada como arcabouços de histórias ancestrais, sustentadas por enredos fantásticos, que ainda atuam sobre nós. Se um deles capta a nossa atenção, pode ser que esteja cumprindo o papel de incluir alguém, em nossa família, ou que atuou sobre ela, que teve um destino difícil ou cometeu maldades.

Desde 2011 pesquiso estas interfaces entre mito, o conto de fada e a Constelação Familiar, cocriando os seminários Histórias que Atuam: a Constelação Familiar do seu conto de fada ou mito preferido.

Atualmente eu chamo esta pesquisa e atendimentos de Constelações Mitológicas, já que o mito atravessa toda ficção colhendo seu material na realidade.

Mônica Clemente (Manika)


@historiasqueatuam
@constelacoes_mitologicas
@manika_constelandocomafonte

#HistóriasQueAtuam #ChapeuzinhoVermelho #BarbaAzul #Cinderella #Amor #scriptdevida #familienstellen #EricBerne #BertHellinger #ConstelaçãoFamiliar #ConstelaçãoDoContoDeFada #ConstelaçõesMitológicas #VisãoFenomelogicaDosContosDeFada

Comentários

Postagens mais visitadas