16) O que a Serei (Não) Conta

 


Todo mundo sabe que nasce uma sereia quando uma duas-pernas olha o horizonte tocando o mar e, em câmera lenta, chora por um amor impossível.

O que ninguém sabe é que uma sereia sentada no rochedo, já sem a sua cauda, não tem mais um lugar para voltar.

No mundo dos humanos ela foi rejeitada pelo único elo com aquele povo, o marinheiro que ela salvou do naufrágio.

No mar, o albatroz não a reconhece sem o furta-cor do seu antigo rabo de peixe. Suas súplicas para a onda grande esmagá-la são em vão. Não se mata uma ilusão senão com a brutalidade da sua verdade.

A história da sereia não é um conto de amor. É um conto de amor não correspondido. Ou de relacionamentos abusivos, no qual uma mulher perde todas as referências que a enraizariam na vida.

Se foi estuprada e culpabilizada por quem deveria defendê-la, para onde ela volta? Para antes do estupro ou para falta de um porto seguro?

Se amou e se relacionou com alguém violento, o que ela aprendeu sobre o amor? Será mesmo que era tesão as transas depois das brigas? Ou medo? Medo de não ter mais para onde ir dentro de si?

Uma sereia e seu rabo de peixe contam duas histórias, uma humana e outra escondida. A feiticeira pediu sua voz em troca das pernas. “Não conte que o seu cunhado fez com você, vai destruir o casamento da sua irmã.”

“Tem certeza que aconteceu isso ou tá delirando?”. “O que você fez para atrair isso?”. “É melhor não contar nada para ninguém, senão eu te mato”...

A história da sereia tem outro fim se ela tem voz, tem irmãs, irmãos, mãe e pai que a apoiam. E tem para onde ir.

Mônica Clemente (Manika)


@historiasqueatuam
@constelacoes_mitologicas
@manika_constelandocomafonte

_______
Desde 2011 pesquiso e faço atendimentos da Constelação Familiar do conto de fada ou mito preferido, revelando laços de amor inconscientes ainda atuando em nosso destino. O nome desta pesquisa é Histórias que Atuam ou Constelações Mitológicas.

 manika@manika.com.br


#HistóriasQueAtuam #Sereia #RelacionamentosAbusivos #amor #Amornãocorrespondido #scriptdevida #familienstellen #EricBerne #BertHellinger #ConstelaçãoFamiliar #ConstelaçãoDoContoDeFada #ConstelaçõesMitológicas #VisãoFenomelogicaDosContosDeFada

Comentários

Postagens mais visitadas