19) Laços de Amor desconhecidos no Conto de Fada Preferido

 


Revelações do Seu Conto de Fada Preferido

Mônica Clemente (Manika)

manikas@manika.com.br

 

O seu conto de fada (mito, romance, canção ou filme) preferido revela, em sua trama, uma história real com um laço de amor oculto por alguém esquecido ou “desconhecido”, que atua inconscientemente. Talvez desde muitas gerações.

Por exemplo, se o conto de fada que mais impacta alguém é “Os 3 porquinhos”, pode ser que as paredes destroçadas pelo sopro do Lobo sejam a representação simbólica da alienação parental numa família.

Como reatar o laço de amor com o pai ou mãe excluído?

Já o Lobo Mau, em “Chapeuzinho Vermelho”, foi criado para as crianças não se perderem na floresta e serem mortas por feras. Mas, simbolicamente, pode ser um homem mais velho assediando uma criança.

No conto “A Guardadora de Gansos”, uma velha senhora carrega fardos leves para ela, mas pesados para os outros. Sua filha monstruosa é na verdade a bela filha de um Rei.

Ele a expulsou porque não entendia o amor não materialista da filha por ele. Tão diferente das outras 2 filhas.

Um dia, o Rei a reencontra morando com a guardadora de gansos, a única que a compreendia. A velha desaparece e os gansos viram belas jovens.

Na vida real, este conto revela um laço de amor inconsciente com uma mulher que o pai ou o avô amou, mas não casou com ela.

Tornando sua filha ou neta invisível para possíveis pretendentes, com o desconhecimento da existência daquela mulher.

Há também lendas brasileiras, como “A Loira do Banheiro”, que conta a história real de uma adolescente vendida pelo pai no século XIX.

Ou laços de amor com pessoas escravizadas, em negrinho do pastoreio, com povos mortos por roubo de terras ou pandemias em Curupira, ou com uma filha ou irmã morta em Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Podemos achar soluções para os vínculos invisíveis, com o que nomeei de Constelações Mitológicas, ou o Histórias que Atuam (2011).

É o Atendimento da Constelação Familiar do seu conto de fada (mito, folclore, filme, canção) preferido.

Informações:

manika@manika.com.br

Os atendimentos em grupo estão suspensos.

@historiasqueatuam

@constelacoes_mitologicas

Mônica Clemente (Manika)

#constelaçãofamiliar #berthellinger #ericberne #familienstellen #scriptsdevida

Comentários

Postagens mais visitadas