33) As 3 Fases Arquetípicas da Semana Santa

  


As 3 Fases Arquetípicas da Semana Santa

Mônica Clemente (Manika)

Quero compartilhar com você algumas pistas sobre as 3 fases arquetípicas da Semana Santa, caso queira aproveitar este período, inclusive lunar, para renascer.

Desde a Sexta-Feira Santa começaram os convites arquetípicos das mudanças que todos nós, em algum momento, faremos.

Este dia (Sexta Santa) muda todos os anos, porque antecede a Páscoa, o primeiro domingo depois da Lua Cheia, que favorecia as peregrinações na Terra e, simbolicamente, ilumina a finalização de um ciclo, antes da Lua nova e sua força para os renascimentos.

Na Paixão de Cristo, portanto, um velho mundo, ou um velho paradigma deve morrer. Não porque Jesus foi morto, mas porque ele mesmo encarnava o novo mundo que iria nascer. Se quiser ler mais sobre esta 1ª fase da Semana Santa e o convite que ela nos faz, clica aqui.

No Sábado de Aleluia, a Luz Divina fecunda a Terra, como todos aqueles que cumpriram seus dias de vida e voltaram à morada ancestral. Como Jesus voltando aos braços de sua amada mãe, símbolo da Terra.

O convite, aqui, é deixar o luto atuar para que se abra espaço para as novas energias fecundarem o novo “eu” ou o novo mundo. Se quiser saber mais sobre a 2ª fase da Semana Santa, clica aqui.

E, finalmente, chega a Páscoa, com seus ovinhos coloridos sendo trazidos por coelhinhos! Animais que simbolizam a fertilidade exuberante da vida, assim como os ovos representam os novos começos.

Estes símbolos ativam algumas indagações no inconsciente coletivo. E no inconsciente pessoal também, se uma pessoa se puser a responder:

Como é que você quer renascer? Como é que você vai aproveitar sua vitalidade e seu tempo de vida? Com “as velhas opiniões formadas sobre tudo” ou com novos alívios? 

Se quiser saber mais um pouco sobre a 3ª fase da Semana Santa, clica aqui!

 

Feliz Páscoa!

Mônica Clemente (Manika)

Comentários

Postagens mais visitadas