61) As Constelações Mitológicas do Curta Kutoja
As Constelações Mitológicas do Curta Kutoja:A simbologia dos Cabelos e Mãos nos EmaranhamentosMônica Clemente (Manika)
O curta-metragem finlandês Kutoja (Tricoteira ou The Last Knit, 2005) apresenta uma mulher apegada ao ato de tricotar, mesmo quando isso a coloca à beira de um abismo, símbolo do inconsciente e da sombra. Como dizia Nietzsche: “Quando se olha muito para o abismo, ele olha para você”.
Usar as mãos – seja tricotando, lavando louça, escrevendo etc. – é uma das formas recomendadas para liberar-se de pensamentos insistentes. Assim, o inconsciente pode trazer soluções novas, que antes não eram vislumbradas pela consciência, ocupada por uma obsessão com algum assunto não resolvido.
No curta (spoiler a partir daqui), a obsessão pelo ato de tricotar representa uma mente que se recusa a parar de pensar, a ponto de a personagem se emaranhar nos próprios cabelos, aproximando-se perigosamente do precipício.
O emaranhamento é um conceito também presente na Constelação Familiar, onde um descendente pode se identificar, pelas desordens do amor, com um ancestral ou com um tema repetitivo que atravessa gerações em sua família. É como se seu destino estivesse sendo tecido por uma história antiga, sem que ele consiga se desvencilhar dela.
Em certo momento, a personagem consegue libertar-se desse embrolho cortando seus cabelos, rompendo os laços de destino com histórias passadas que não pertencem à sua jornada.
Simbolicamente, cortar o cabelo representa transformação por meio do desapego, como no conto de fadas Rapunzel, que se liberta das influências parentais e sociais à medida que se conhece mais profundamente. Como diz Eric Berne, criador da Análise Transacional e dos Scripts de Vida: “Os scripts são possíveis apenas porque as pessoas não sabem o que estão fazendo consigo mesmas e com os outros. Saber o que se está fazendo é, de fato, o oposto de seguir um script.”
Berne sugere que, por meio do autoconhecimento (uma possível representação de tricotar de forma saudável), é muito mais fácil transformar um roteiro de vida do que tentar mudar o mundo ou os genes herdados.
Na Constelação, o processo é um pouco diferente: não se trata de cortar laços, mas de se libertar ao se posicionar no lugar certo de acordo com as “ordens do amor” dentro de um contexto específico. As ordens do amor são: pertencimento, ordens de entrada na família (hierarquia e precedência) e as dinâmicas de dar e receber entre iguais, assim como entre aqueles que vieram antes e depois.
Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares, explora essa temática em seu livro Desatando os Laços do Destino, relacionando-a a certas doenças. O objetivo não é curá-las, o que cabe à medicina, mas mostrar as dimensões relacionais envolvidas na manutenção da saúde e como alguns sintomas podem apontar o caminho perdido até ela: a saúde e as boas formas de se relacionar quando se encontra o melhor lugar nas relações, segundo as ordens do amor.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Kutoja (Tricoteira ou Tecelã)
Estreia:15/09/2005
Roteiro e Direção: Lara Neuvonen
Duração: 7 minutos
País: Finlândia
Referências: https://frauenfilmfest.com/en/movie/the-last-knit/
Mônica Clemente (Manika)
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